domingo, 9 de setembro de 2007

Títulos na Web

Titulação é discutida por alunos
Algumas regras específicas para conquistar o leitor


JB Pinho, em “O texto na web”, afirma que a titulação no jornalismo digital desempenha a mesma função que nos jornais e revistas impressos. Na web, algumas regras específicas são adotadas dependendo da linha seguida pelo veículo ou pela programação visual adotada. Segundo Pinho, “os títulos, subtítulos e entretítulos de uma publicação on-line devem ser redigidos de modo que indiquem resumidamente o assunto da matéria, chamem a atenção do leitor e mantenham o seu interesse ao longo do texto”.

Algumas regras

A principal regra é a objetividade e a clareza. “O título deve conter verbo, de preferência na voz ativa, e no tempo presente”, afirma Pinho. Para manter o alto interesse do leitor, o redator pode utilizar no título uma declaração do entrevistado ou de alguma personalidade. Outras opções são: fazer afirmações pouco usuais, trabalhar com comparação e contraste, ou fazer uma promessa de conflito.

Analisando um pouco

No portal “UOL”, no jornal “A Folha de S. Paulo” e no blog “No Blat”, temos a conclusão de que as principais regras descritas por Pinho são adotadas. As estruturas dos títulos no portal e no jornal são quase as mesmas. O blog é a exceção, já que não possui uma página principal com as principais notícias do dia. Nos três domínios encontramos as dicas de Pinho para manter o alto interesse do leitor, como a utilização de declarações. O antitítulo, normalmente é a hora de atualização da matéria, uma convenção já prevista por Pinho em seu texto.

Complementando Pinho, que afirma no texto na web há títulos, subtítulos e entretítulos, a novidade é a utilização de links para as coordenadas na própria estrutura do título.

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