terça-feira, 13 de novembro de 2007

Infra-estrutura das ruas em pauta

Falta de estrutura das ruas prejudica cidadãos
Moradores da Regional VI questionam o sistema imposto pela SEINF

Nos últimos cinco anos, a Regional VI cresceu em número de habitantes por metro quadrado. Com uma cobertura de 27 bairros, é questionável como os serviços da Prefeitura para a comunidade são prestados. Em um passeio pelos bairros, percebemos como as estruturas das ruas são precárias em seus quesitos básicos – falta de calçamento, asfaltamento e calçada. Alguns moradores tentam, pelas vias normais, o cumprimento dos direitos básicos do cidadão por parte da Prefeitura. Em muitos casos, a lei não funciona.

Os moradores do Bairro Alagadiço Novo - Regional IV, rua Santa Marta, redigiram uma solicitação de asfaltamento da via em 2005. Na época, cumprindo com as exigências da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Infra-Estrutura (SEINF) da Prefeitura, foram colhidas assinaturas de todos os moradores dos dois quarteirões da rua. Com todos os documentos preenchidos, foi aberto o requerimento para o asfaltamento da rua. Hoje, final de 2007, a rua ainda não foi asfaltada. Segundo Betina Gauche, proprietária de uma das casas da rua, os moradores ainda tentaram entrar em contato com algumas pessoas influentes para que o procedimento fosse agilizado. "Já recorremos a todas as pessoas que poderíamos. De nada adiantou", afirma.

A falta de infra-estrutura nas ruas da Regional VI traz conseqüências para o bom convívio social dos moradores. Falta de calçamento, asfaltamento e até calçadas são apenas alguns dos problemas ocasionados. Para Betina, na época das chuvas a rua fica intransitável: "pessoas já atolaram, já quebraram o automóvel, as residências ficam imundas. Acontecem até assaltos, pois devido às péssimas condições da rua, as pessoas são facilmente abordadas por assaltantes".

Para Odilon Neto, outro morador, a situação está caótica, já que os carros ficam impossibilitados de passar na via. "A calçada do vizinho já está destruída. Os carros precisam passar por cima dela para não cair no lago que é formado no período das chuvas". De acordo com Odilon, o asfaltamento seria a única solução para as problemáticas da rua.

A inadimplência no cumprimento nos procedimentos por parte da Prefeitura questiona alguns moradores da rua Santa Marta quanto a prática de outras modalidades, como o orçamento participativo. Para Betina, através de práticas como essas, dificilmente se conseguirá o asfaltamento pelas vias normais. Segundo ela, a união dos moradores seria uma alternativa para solucionar os problemas estruturais dos bairros. "Uma associação de moradores, bem organizada e ativa, com certeza teria mais chance de conseguir alguma coisa nesse sentido". No caso da rua Santa Marta, aindanão foi encontrada uma solução.


Nenhum comentário: